Tui-ná
O Tui-ná é parte essencial da Medicina Tradicional Chinesa, sendo considerado um dos seus principais pilares. O termo Tui-Ná é composto por duas palavras que significam empurrar (Tui) e (Na) apertar, pinçar. Essas duas palavras traduzidas em uma frase significam: “A mão que busca o equilíbrio empurrando, apertando, pondo em movimento”. Durante as aulas será abordado o estudo e a prática dos conceitos fundamentais da massoterapia chinesa, dando ênfase às técnicas de manipulação utilizadas no tratamento de diversas manifestações clínicas e à prevenção das mesmas.

A quem se destina
Profissionais da área da saúde.
Objetivo do curso
Qualificar o terapeuta nas técnicas da massagem chinesa, através de mais de 30 métodos manipulativos. O curso também é considerado uma especialização aos profissionais da área da saúde.
Professor
Tiago Azevedo
Mestre em Shiatsu, Diretor do Espaço Kenko, , Especializado em terapias manuais oriundas da China e Japão, tais como Shiatsu, Tui-ná, Anma, Seitai e Reflexologia Japonesa. Também é formado Massoterapia Sueca, Aromatologia, Bioenergética, Auriculoterapia Chinesa, Práticas Clínicas Chinesas e Thai Yoga Massagem. Dedica-se há mais de quinze anos à promoção da medicina oriental, ministrando cursos e realizando atendimento clínico personalizado.
Conteúdo Programático
- Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa.
- Os Dez Métodos Básicos de Manipulação Terapêutica em Tui-ná I: TUI-FA, NA-FA, AN-FA, GUN-FA, BO-FA, ROU-FA, KOU-FA, BA-FA, QIA-FA, MO-FA.
- Os vinte Métodos de Manipulação Terapêutica e Complementos: BAN-FA, ZHENG-FA, NIE-FA, DOU-FA, LI-FA, CA-FA, JI-CHIZAN, YAO-FA e SHO-SAN-FA.
- Sequência de Atendimento em Decúbito Ventral.
- Sequência de Atendimento na Posição Sentado.
- Sequência de Atendimento em Decúbito Dorsal.
- Protocolos de Tratamento para Lombalgias, Lombociatalgias, Cervicalgias, Cervicobraquialgia, Torcicolo, Dorsalgia e Tendinite.
- Práticas Supervisionadas.
Material que acompanha
Uma apostila teórica, contendo os fundamentos da Reflexologia Japonesa, bem como as fotos das sequências de atendimento.
Avaliação
A avaliação ocorrerá num processo contínuo e participativo, considerando a aprendizagem de cada aluno.
Certificação
Ao final do curso o formando receberá um certificado de especialização em Reflexologia Japonesa, contendo registro na Oscip Feplam (órgão regulamentador), desde que atinja os objetivos propostos.